Bombeirinho é um coquetel popular feito com cachaça e que também faz parte do repertório dos coquetéis mais apreciados e preparados com a destilaria brasileiro, bem como Caipirinha, Rabo de Galo, Jorge Amado e Macunaíma.
Tanto quanto o Rabo de Galo, encotraremos diferentes variações da sua receita nos botecos por todo o país. Com releituras recentes que incluem xarope de romã, suco de laranja, cachaça envelhecida e até leite condensado, a versão clássica desse drink é tradicionalmente feita com groselha e cachaça pura.
Esse drink da coquetelaria brasileira surgiu na década de 1980, um período conhecido como a “Era Negra” da coquetelaria mundial. Nessa época, ingredientes frescos foram deixados de lado em prol da praticidade, rapidez e redução de custos.
A Era Negra da coquetelaria foi marcada por coquetéis doces, coloridos e de fácil preparo, além de ter sido imortalizada pelo filme “Cocktail”, com Tom Cruise.
Foi nesse período que coquetéis servidos em copos de shot ou highball, feitos com destilados industrializados e ingredientes doces, como groselha, refrigerantes e leite condensado, ganharam popularidade. Drinks como Cuba Libre, Fuzzy Navel, Hi-fi, entre outros, se destacaram em festas, baladas e bares de grande movimento.
Origem do nome Bombeirinho?
O nome “bombeirinho” tem duas versões.
- A bonita cor vermelha da groselha remete ao uniforme do Corpo dos Bombeiros.
- A segunda versão está mais relacionada ao doce excessivo de algumas variações do coquetel que ajudaria a “apagar o fogo” depois de uma noite de bebedeira pesada, mas não se engane, um shot do Bombeirinho pode ter teor acima do 20% de álcool.
Ingredients
- 30 ml de cachaça pura, como a Cachaça Prata
- 10 ml de suco de limão tahiti
- 10 ml de groselha
- gelo (opcional)
Instructions
- Coloque todos os ingredientes num mixing glass com gelo (se desejar)
- Misture com uma bailarina.
- Faça uma coagem simples para o copo martelinho (copinho de shot)